Foto Fonte: https://lulacerda.ig.com.br/foto-do-dia-ate-o-cristo-se-rende-quando-o-sol-aparece/
Então, Vem pra Estrada!
Uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O Cristo Redentor está localizado no Brasil, na Cidade do Rio de Janeiro. A estátua está erguida no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, com uma vista espetacular, onde se pode ver boa parte da Cidade Maravilhosa. Está situado no Parque Nacional da Tijuca, que reúne outros pontos turísticos que valem muito a pena. Com toda a certeza, é uma das mais belas vistas da cidade.
Assim, é o mais famoso cartão postal do Brasil. Também é uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Então, o Cristo Redentor é um dos cartões postais mais procurados do Rio de Janeiro. A maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo. Portanto, o planejamento da estátua do Cristo Redentor deu-se início em 1921. Foi desenvolvida na época pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, com cinco anos de trabalho, de 1926 a 1931, o ano de inauguração do monumento.
Vejamos como e quando surgiu a Ideia, do Cristo Redentor.
Como a Princesa Isabel tem a ver com essa história? Tudo, meu caro. Seja como for, vejamos juntos essa história.
Eu mesma só descobri, em um dos passeios que fiz ao Cristo Redentor, quando ouvi um guia de turismo contando essa história ao grupo que ele conduzia. Senso assim, procurei saber da história.
Em resumo, vocês lembram que a Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888, assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Assim, os abolicionistas, com o intuito de agradecimento à Princesa Isabel, decidiram levantar uma estátua da Princesa que libertou os escravos no alto do Corcovado.
O Chapéu do Sol.
Do Alto do Chapéu do Sol, a vista, privilegiada, da Cidade do Rio de Janeiro é certamente lindíssima.
O Chapéu do Sol, por certo, tem um contexto histórico. Feito por ordem de D. Pedro II, com uma estrutura em ferro fundido de em torno de 13 m de diâmetro, encomendada a uma fundição belga. A princípio, havia sido preparada para a segurança da cidade. Com o propósito de ver a Baía de Guanabara, e que embarcações chegavam à cidade. Com isso, então, D. Pedro II percebeu uma forma de contemplar a beleza da cidade do Rio de Janeiro.
Ele foi inaugurado no alto do Corcovado em 1884.
Foto Fonte: modificada – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Conde_de_Agrolongo_-_O_Chap%C3%A9u_de_Sol_do_Corcovado.jpg
Foto Fonte: modificada – https://bafafa.com.br/turismo/historias-do-rio/estrada-de-ferro-do-corcovado-foi-inaugurada-em-1884-pelo-imperador-dom-pedro-ii
Devido a tanto encanto e beleza, o Monte Corcovado tornou-se uma atração cada vez mais popular. Logo após, teve a abertura ao público da ferrovia que ligava o Cosme Velho às Paineiras. Na ocasião, o trem a vapor foi considerado um milagre da engenharia.
Pois percorria 3.824 metros de linha férrea, em um terreno totalmente íngreme. A construção da linha férrea, que seria a primeira da América Latina, seria destinada ao turismo. Foi uma concessão do imperador D. Pedro II aos engenheiros João Teixeira Soares e Francisco Pereira Passos.
Desse modo, foi frequentada nas primeiras décadas do século XX. A Elite carioca sobia ao Chapéu do Sol, com o propósito de realizar grandes piqueniques em família.
Sua contribuição foi fundamental na construção da estátua do Cristo Redentor. Além disso, foi o trem que, durante quatro anos, transportou as peças do monumento.
Curiosidade:
Durante as celebrações do centenário da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, houve a primeira transmissão de rádio no Brasil. Então, essa transmissão foi marcada pelo discurso do presidente Epitácio Pessoa. Assim sendo, transmitido pelas antenas instaladas no morro do Corcovado, ao lado do Chapéu de Sol. Dessa forma, a transmissão chegou até os receptores de Niterói, Petrópolis e São Paulo.
A construção do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado.
Anteriormente vimos que a Princesa Isabel, em 1888, gentilmente sugeriu que fosse construída uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, no Corcovado. Então, após 33 anos, surgiu a ideia de construir uma estátua do Cristo no corcovado. Ou seja, só em 1921, a estátua do Cristo Redentor começou a abandonar o plano das ideias para se tornar realidade.
Um grupo conhecido, como Círculo Católico, escolhe uma imagem concebida pelo engenheiro carioca Heitor da Silva Costa. A princípio, seria o Cristo sobre um pedestal, segurando uma cruz cristã com a mão esquerda e o globo terrestre com a direita.
Por fim, o presidente Epitácio Pessoa recebe do grupo Círculo Católico, um abaixo-assinado, com cerda de 22 mil mulheres, pedindo a liberação para a construção da estátua. Assim sendo, o presidente Epitácio Pessoa acaba autorizando.
Semana do Monumento.
Logo depois, o cardeal Dom Sebastião Leme organiza, a “Semana do Monumento”, uma campanha para arrecadação de fundos para as obras da Estátua do Cristo Redentor. A sociedade em geral se mobiliza. Vendem-se rifas, fazem-se festas, escoteiros pedem dinheiro nas portas das casas. Todos se mobilizaram para as obras iniciarem o mais breve possível.
Devido às críticas ao projeto de Heitor da Silva Costa, realizadas pela Escola Nacional de Belas Artes. E com a cultura do Rio de Janeiro ao futebol, muitas pessoas diziam que nas mãos do Redentor, havia uma bola de futebol e não um globo. A princípio, a imagem ficou conhecida como “Cristo da bola”.
Com intuito de acabar com as críticas, após refletir e juntando-se ao pintor Carlos Oswald, Heitor decide que, para ser visto de mais longe, o Cristo teria o tronco ereto e os braços abertos. Assim também, de perto, avistaria a figura de Cristo. Já quem observasse de longe perceberia uma cruz cristã.
Paul Landowsk, Albert Caquot, Gheorghe Leonida
Heitor então vai a Paris, la decide escolher o escultor franco-polonês Paul Landowski, um dos principais nomes do movimento Art Déco. Já os cálculos estruturais seriam feitos pelo engenheiro francês Albert Caquot. Por fim, o escultor romeno Gheorghe Leonida fica responsável pela cabeça, o rosto e as mãos.
Com tudo, Landowski tem uma importante decisão estética para sua obra. Em seu processo de criação da imagem, ele coloca o rosto e o olhar de Cristo, voltados para baixo, em direção à Cidade do Rio de Janeiro. Como se o Cristo estivesse observando a cidade todo o tempo. Uma curiosidade: As mãos do Cristo Redentor têm um detalhe que chama a atenção: para criá-las, Landowski usa como modelo mãos femininas. Não há relatos de quem foi.
Já no Brasil, os trabalhadores preparam o terreno do Corcovado. Que tiveram que dinamitar parte do topo do morro, para garantir a forma de platô, necessária à recepção da estátua.
Montagem do Cristo Redentor.
Em resumo, as outras partes do Cristo foram feitas no exterior. Já a parte do corpo foi feita de pedra-sabão, material resistente à chuva, ao sol e aos ventos. Eu soube que esse material foi cortado em milhares de triângulos, colados à mão sobre um tecido e, depois, aplicados na estátua por pastilheiros.
Já Dom Sebastião faz um pedido para que fosse moldado um coração no peito da estátua, em referência ao Sagrado Coração de Jesus.
Enfim, chegam as mãos e a cabeça, construídas em tamanho real, que vieram da França por navio. Ainda ganharam os contornos finais, no sítio de obras Heitor Levy, no bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo.
Assim, concluo que foi uma obra audaciosa, para a época. E digo mais, esse capricho pelos mínimos detalhes fez total diferença.
Foto Fonte: https://twitter.com/HurbBrasil/status/1406416675323498499
No entanto, o nosso Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931. Essa data é dedicada à Nossa Senhora de Conceição Aparecida. Padroeira do Brasil. São 92 anos de braços abertos sobre a Baía de Guanabara.
Eu sugiro visitar a pequena capela, na base que suporta a estátua do Cristo Redentor. Costuma-se ter missas na capela.
Cristo Redentor possui uma estrutura interna com cerca de dez andares. Mas subir até as mãos do Cristo. É um privilégio para poucos. Pois, tem que ter a liberação depende da Arquidiocese, que analisa cada pedido caso a caso. Confesso, eu sou doidinha para subir essas escadarias até as mãos do Cristo Redentor. Se eu conseguir, eu posto aqui no blog.
O Cristo tem visitação todos os dias. A melhor forma de visitá-lo é tomar o trem do corcovado. Entretanto, consulte os horários de visitação no trem do corcovado.
Venha ver isso: