Pesquisar
Close this search box.

Pão de Açúcar, prepare-se para uma experiência imperdível de tirar o fôlego.

Pão-de-Açúcar-Rio-de-Janeiro

Foto Fonte: www.vempraestrada.com.br

Vem comigo que vou te levar a 396 metros de altura.

Então! Vem Pra Estrada!

Pão de Açúcar

Decerto, o Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico, que está localizado, no Brasil, no estado do Rio. Na Cidade do Rio de Janeiro, na zona sul, no Bairro da Urca.

Já que, seu percurso liga primeiramente a Praia Vermelha ao Morro da Urca, no bondinho logo se tem uma visão panorâmica da Praia Vermelha. Posteriormente liga se o Morro da urca ao Morro do Pão de Açúcar.

O nome do Bondinho do Pão de Açúcar, surgiu da semelhança dos bondes que circulavam na Cidade Maravilhosa na época de sua inauguração.

A história começou, com Dom João VI.

A história começou em 1908, com as festas de comemoração dos 100 anos da abertura dos portos cariocas por Dom João VI. Então, o empresário, e engenheiro, Augusto Ferreira Ramos, teve a ousada ideia de construir um teleférico, um “caminho aéreo”.

Para levar visitantes até o topo do morro da Urca. Portanto, sem dúvida o Rio é cheio de encantos, mil cidade maravilhosa, com certeza é o coração do Brasil. Alás, maquela época, foi um projeto bastante audacioso. Pois, na época só existiam dois teleféricos no mundo. Um era o Monte Ulia, na Espanha, com extensão de 280 metros, e o de Wetterhorn, na Suíça, com 560 metros. Ambos ficariam no chinelo diante do Pão de Açúcar, cujas duas linhas somam em torno de 1.260 metros.

Assim, a Companhia “Caminho Aéreo Pão de Açúcar”, foi fundada para a construção do sistema de bondinhos. Levaram três anos a construção do bondinho, de 1909 a 1912.

A Inauguração do Bondinho

Fonte Foto: www.vempraestrada.com.br

A Inauguração do Bondinho foi em 27 de outubro de 1912. Sendo seu primeiro trecho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca. Portanto, um ano após inaugurava seu segundo trecho, Morro da Urca, em direção ao Pão de açúcar.

Desde então, já transportou cerca de, mas, de 50 milhões de pessoas, com uma média atual de 2 500 visitantes por dia. Com seu 1º Trecho, da Praia Vermelha ao Morro da Urca. Por volta de 540 metros (10,8 km/h), a 227 metros de altura, tem uma duração perto de três minutos. O 2º Trecho tem cerca de 720 m (14,4 km/h), que separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar. Visto que o ponto mais alto com 396 metros acima do nível do mar, com a sua duração perto de três minutos. O Morro da Urca, tem uma bela vista panorâmica de 360º.

Com toda certeza, de la se pode ver os principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Bela vista de Copacabana, Ipanema, Leblon, Pedra da Gávea, Aeroporto Santos Dumont, Ponte rio Niterói e a estátua do Cristo Redentor.

Já com a expansão

Então, em outubro de 1972, ganhou sua segunda linha, paralela, foi inaugurada, e os cabos de aços e os bondinhos foram trocados. As novas cabines importadas da Itália tinham capacidade para 75 passageiros. Decerto, agora com mais espaço e dois bondes em funcionamento.

Afinal, assim, o fluxo dos bondinhos aumentou de 115 para 1 360 passageiros por hora. Posteriormente, a capacidade foi reduzida para 65 por questões de conforto.

Ficando Famosinho

O Bondinho do Pão de Açúcar, foi cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979, James Bond (interpretado pelo ator Roger Moore). Certamente, Ainda lembram, em 1979, o equilibrista Steven McPeak caminhou sobre o cabo de aço, no trecho mais alto do percurso do bondinho.

Em desenhos da Disney em 1942, Zé Carioca mostra O Rio de Janeiro ao Pato Donald. No Brasil com o título “Alô Amigos” no origina “Saludos Amigos”

Foto Fonte: https://jornal.ufg.br/n/142383-papo-musical

E o mais recente dos longas Rio. Com Blu e Jade, um casal de Arara Azul.

Foto Fonte:https://filmow.com/rio-t20747/

Curiosidades do Bondinho do Pão de açúcar

Aliás, no morro da Urca é possível encontrar o primeiro modelo do bondinho e os outros que foram substituídos ao longo dos tempos. E ainda explorar o espaço cultural que conta a história do bondinho do Pão de Açúcar.

O Bondinho do Pão de Açúcar é o único teleférico em funcionamento mais antigo do mundo, completando nesse ano de 2024, seus 112 anos.

Ainda hoje é uma das principais atrações turísticas da Cidade Maravilhosa.

Você Pode Gostar de visitar:

Cristo Redentor

Feira de São Cristóvão

Cidade Imperial

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.