Foto Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Vista_Panor%C3%A2mica_da_Barra_da_Tijuca_da_Pedra_Bonita.jpg
O que a Barra tem de bom?
Vem, Pra Estrada!
A Barra da Tijuca é um bairro da Zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro, com muitas praias bonitas, com sub bairros da região, como Jardim Oceânico, Olha da Gigoia, Barrinha, Parque das Rosas, Península. Uma região que não para de crescer, com mais de 200 mil habitantes.
A Barra da Tijuca, faz parte da Região Administrativa da Barra da Tijuca, tem como vizinhos os seguintes bairros:
São Conrado, Joá, Itanhangá, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Camorim e Curicica. Assim, como a Barra da Tijuca, o Bairro de Jacarepaguá é um dos bairros que mais vem crescendo no Rio de Janeiro, desde a virada do século XX para o século XXI, com grande comércio e variada gastronomia.
Vamos saber um pouco dessa história, então vem comigo!
Vem Pra Estrada.
Origem do Nome Barra da Tijuca.
O nome Barra da Tijuca, contam que veio da própria região. Decerto, por ser um depósito de calúvios aluvionares, formados por desembocaduras de rios, canais e lagoas. Assim são chamados de barra.
Já no caso da Barra da Tijuca, são construídos cascalhos, areia e lamas, resultando da ação de processos de fluxos gravitacionais e aluviais de material de alteração das vertentes.
Isso se dá pelo encontro das águas e dos conjuntos de lagoas da região, entre as quais a Lagoa da Tijuca, com o Oceano Atlântico, através do Canal da Joatinga. Portanto, o nome Tijuca em Tupi significa água podre, pântano.
Então, assim, surgiu o nome Barra da Tijuca.
Ocupação da Região da Barra da Tijuca.
Foto Fonte: https://www.zapimoveis.com.br/blog/guia-de-cidades/praias-da-barra-da-tijuca/
A princípio, a região da Barra da Tijuca, originalmente, era um emaranhado de dunas, acomodada sobre uma ilha barreira, com muita vegetação rasteira da restinga. Com uma área, enlameada e inapropriada para o plantio. Sendo assim, essa região ficou desocupada até meados do século XX, assim frequentada por pescadores.
Com o intuito de urbanização e desenvolvimento da região da Barra da Tijuca, no final dos anos 60, o Governador Negrão de Lima chama o arquiteto Lúcio Costa para realizar um projeto de urbanização da Barra da Tijuca.
Pois Lúcio Costa idealizou o plano piloto de Brasília. Lúcio costa havia retornado de Miami (EUA) e teve como inspiração as ruas de Miami. Assim sendo, fez o projeto da Barra da Tijuca com grandes avenidas, com seus condomínios fechados à volta.
Então, a Barra da Tijuca começou a ter a cara que tem hoje. O Bairro logo se tornou muito famoso pelos shoppings grandes, com pistas de gelo, parquinhos e grandes lojas, e ao redor prédios modernos e com grandes condomínios.
No entanto, em 1970 foi construída a rodovia Lagoa-Barra, trajeto com isso o Túnel do Joá. Assim, possibilitou o maior desenvolvimento do bairro, então assim diminuindo o trajeto da zona sul para a zona oeste.
As praias da Barra da Tijuca e seus point.
A praia da Barra da Tijuca tem a maior extensão de faixa de areia de praia na cidade Maravilhosa. Com aproximadamente 15 km de praia ininterrupta.
Além disso, a Barra da Tijuca tem praias lindíssimas e costuma ser bem frequentada. Tem postos que são frequentados até por celebridades, artistas, modelos, jogadores de futebol e ex BBB. Tem pontos que praia que são para práticas de esportes como, espaços para jogar vôlei, beach tênis, altinho, futevôlei, e windsurf, surfe, kitesurf e bodyboard.
Praia do Amor.
A Praia do Amor é muito frequentada por famílias, principalmente quem tem crianças. A Praia do Amor fica localizada próximo ao Elevado do Joá. Aliás, essa praia tem uma extensão de areia bem pequena, e suas águas claras e calmas.
Então, quem não se lembra da casa do Pereirão (Lília Cabral) de Fina Estampa? A casa de Griselda fica na Praia dos Amores, fica bem ao lado das areias da praia. Rende até umas belas fotos.
Quebra-mar.
Logo depois vem o Quebra-mar, com aproximadamente 50 metros de comprimento. Andando mais um pouco, após a Praia do Amor, no cantinho esquerdo da praia da Barra da Tijuca. Algumas atividades do local destacam-se: pescaria, Kitesurf e ciclismo.
Por certo, esse local foi construído para proteger a orla das ressacas e fortes ondas do mar. Decerto se tornou um ponto turístico, perfeito para fotos, além de ter uma vista incrível de toda a orla da Barra da Tijuca. Afinal, você tem como apreciar o Morro da Joatinga com suas mansões belíssimas e a vista da Pedra da Gávea.
Praia do Pepê
No entanto, a Praia do Pepê tem esse nome em homenagem ao esportista Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, campeão mundial de Asa delta, conhecido como Pepê.
Certamente, essa Praia da Barra da Tijuca é muito frequentada pelos jovens e pessoas descoladas, com muita paquera e gente bonita. No Pepê, você encontrará alguns participantes de esportes como: Windsurf, Surfe, Kitesurf, Bodyboard e também os adeptos de vôlei, frescobol. E se der aquela fome, tem um lanche gostoso, vá até o quiosque do Pepê.
Praia da Reserva.
Com toda certeza, a Praia da Reserva é um dos pontos de quem curte a natureza, suas águas são transparentes e, para quem curte, essas águas se tornam perfeitas para a prática de marketing. Essa praia é para quem quer tranquilidade e paz.
O nome vem da sua localidade, pois está situada ao longo da Reserva de Marapendi, essa é uma área de proteção ambiental, direcionada à preservação da vegetação do manguezal e da restinga.
Praia do Recreio.
Então, o Recreio dos Bandeirantes é separado por quatro praias, sendo a Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba e Prainha. Essas praias são bem procuradas, pelos moradores locais e de toda a zona oeste.
Vamos conhecer um pouco mais essas praias.
Praia do Pontal ou Praia da Macumba.
Decerto, todo mundo lembra da canção do saudoso Tim Maia: Do Leme ao Pontal, não há nada igual.
Esse pequeno trecho fica no posto 12, além disso, na frente da pedra conhecida como Praia do Pontal. Embora a trilha tenha aproximadamente 520 metros de caminhada, dá acesso ao topo, com trechos de vegetação e pedras inclinadas.
Sem dúvida, tem uma bela vista da Pedra da Gávea, a floresta da Tijuca, Pedra Bonita, Ilhas das Palmas e o Parque Ecológico Chico Mendes.
O Pontal também pode ser mais uma opção para quem quer curtir uma praia com a família e principalmente se estiver com crianças.
Prainha.
Já a Prainha está localizada ao final da Praia do Recreio, na Barra da Tijuca. Com 700 metros de extensão, é um dos paraísos secretos do Rio de Janeiro. Protegida por morros, pedras, possui uma vegetação típica da Mata Atlântica nativa. Sendo considerada pelos surfistas como a melhor praia para prática de surfe no Rio de Janeiro. Nela, inclusive, já houve torneios nacionais e internacionais de surfe.
Essa praia só tem acesso se for de carro, não tem transporte público por perto. Então te dou uma dica de ouro: vá bem cedo, pois as vagas para carros são limitadas e o trânsito fica restrito em dias de calor, em feriados prolongados e férias escolares.
Vale a pena acordar bem cedinho e conhecer essa praia.
Praia de Grumari
Já a Praia do Grumari está localizada dentro da reserva ambiental, ótima para quem curte paisagens e um dia de mais sossego.
A Praia de Grumari tem alguns costões e morros com vegetação de restinga, sua faixa de areia tem aproximadamente 2,5 km de extensão. A praia se destaca por ser em uma reserva e por suas areias finas e limpas e por suas águas esverdeadas.
É ótimo para levar a família e registrar belíssimas fotos do local.
Praia do Abricó.
Decerto, a Praia do Abricó é cercada de montanhas, é uma praia de nudismo, e também conhecida como naturismo. Tem aproximadamente 250 metros de extensão. Essa praia pode ser frequentada por famílias que querem ter uma experiência de viver juntos esse momento de liberdade, como mulheres, jovens, idosos e crianças.
Aliás, essa da área de preservação ambiental, suas águas são cristalinas e a sua vegetação está dentro da área de preservação ambiental.
Contudo, nesse local, não há locais com sombras e não há ambulantes, nem barracas para aluguel de cadeiras, ou guarda-sol. Aconselho, então, trazer suas coisinhas para a praia.
E se você não curte essa praia, o Rio de Janeiro com toda certeza tem uma praia ideal para você, curti seu belo banho de sol.
Veja aqui:
Outras curiosidades da Barra da tijuca