Pesquisar
Close this search box.

Cachoeira do Chuveiro — Horto, fuja do calor da cidade e venha se conectar com a natureza.

Foto Fonte: https://catracalivre.com.br/agenda/cachoeira-do-horto-voce-ja-foi/

Fuja do calor e do estresse da cidade grande, venha se conectar com a natureza.

A Cachoeira do Chuveiro – Horto, está localizada na cidade do Rio de Janeiro. É uma das chacoteiras que fazem parte da floresta urbana do Parque Nacional da Tijuca, que fica no interior da floresta da Tijuca. Local ideal para relaxar, aliviar o estresse do dia a dia da cidade, se refrescar, respirar o ar puro e deixar-se conectar com o verde da natureza.

Está morrendo de calor, está sem fazer nada?

Vem Pra Estrada!

Antes de mais nada, leve água, vá de tênis, pois o chinelo pode atrapalhar, vá em grupo, é melhor, e procure ir cedo, costuma depois das 10 h da manhã ser bem procurada. Aliás, é muito procurada no verão pelos cariocas.

Pois apesar de ter alguns trechos de muitos galhos, troncos e uma pedra com uma corrente para auxiliar a passar por uma pedra. É uma trilha relativamente fácil.

Começando a Trilha

Seguindo um ritmo devagar dura cerca de  15  minutos praticamente. Decerto, vale a pena, pois, o local é de paz e bem agradável. Enfim, se nunca fez, ou se tem medo de trilhas, supere agora, respire fundo e Vem Pra Estrada, comigo, pois irá ser recompensador no final.

Primeiramente tem uma subida que não é muito trabalhosa de se passar, logo depois começam seus primeiros obstáculos. A pedra com correntes para subir, caso precise. Em seguida mais um ponto com outra pedra com degraus de ferro para ajudar, muito cuidado para não escorregar. Não é difícil como aparenta.

Logo após, terá uma bifurcação, siga em frente (Não entre a esquerda). Aproximadamente cerca de uns 3 minutos, que passar da bifurcação, você tem que escalar as raízes de uma árvore bem grande, esse é considerado a parte com dificuldade dessa trilha. Depois dessa escalada da árvore você consegue ouvir o barulho das águas da cachoeira e visualizá-la também.

Sempre preste a atenção no caminho, mesmo tendo sinalização.

As cachoeiras e trilhas, costuma ser bem sinalizadas, mas mesmo quando tiver em grupos sem guia, preste muito atenção no caminho certo. Isso ajudara, a não se perder ou causar acidentes.
Mas se algo acontecer ligo logo para os bombeiros da Cidade do Rio de Janeiro.

Costumam falhar em alguns postos de algumas trilhas, mas assim que achar sinal, informe a trilha que estava, possível área onde está a última sinalização, essas informações são importantíssimas. Então preste a atenção no caminho, fique alerta. Agora, aproveite sua trilha, mas com segurança sempre.

Assim basta descer a trilha, que chegara a Cachoeira do chuveiro. A água fica na altura dos das canelas, às vezes até os joelhos. As águas costumam atingir um volume maior no verão.

Lembre-se, essa cachoeira não tem ponto de mergulho. É para entrar como se estivesse indo para o chuveiro, como o nome diz, e tomar aquela ducha de água geladinha para refrescar. Pois, a sua queda d’água é em uma fresta das rochas.

Agora é só agendar a próxima aventura. A Cidade do Rio de Janeiro tem muitas trilhas e cachoeiras, basta escolher a que melhor se adequa a você.

Então venha conhecer as cachoeiras do Horto, e se refresque em uma das regiões mais bonitas da Cidade do Rio de Janeiro.

Outros Pontos turístico:

Cachoeira dos Primatas

Cristo Redentor

Copacabana

Fote foto da capa:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.