Pesquisar
Close this search box.

Museu da Quinta da Boa Vista, explore a cultura e a história em um dos mais belos palácios do Rio de Janeiro.

Foto Fonte: www.vempraestrada.com.br

Vem Pra Estrada, que eu te mostro!

Deixe-se envolver pela arte, pelas histórias, pelos tesouros históricos.

O Museu Nacional, ou Museu da Quinta da Boa Vista, também é conhecido como Museu Nacional da UFRJ. Está localizado no bairro Imperial de São Cristóvão, na Zona Central da Cidade do Rio de Janeiro.

Visto que as primeiras coleções foram implantadas pela família real portuguesa, e ao longo dos anos o Museu Nacional foi adquirindo e agregando novas obras de artes, novas coleções, como: as indígenas, fosseis, múmias e muito mais. Hoje em dia, é considerado o maior museu de História Natural e Antropologia da América Latina.

Vamos Saber Mais Sobre a Casa do Imperador.

Primeiramente, em 1810, o Bairro de São Cristóvão começou a sobressair, com a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro. Então, Dom João VI, assim, decidiu que o Paço da Quinta da Boa Vista passou a ser a residência oficial da família Imperial.

A casa do Imperador, o Museu Nacional, com aproximadamente 155 mil metros quadrados, se divide em três pavimentos.

Como o primeiro pavimento destinado às recepções primarias e aos serviços gerais. Já o segundo pavimento, mais bem decorado, pois ali recebiam os visitantes. Entretanto, o terceiro composto de dormitórios e demais áreas da família real.

O Museu Nacional.

Abrigou por lá personalidades importantes da história do Brasil.

Isto é, moraram na residência seis gerações da família real brasileira. Dom João VI, Dom Pedro I, a imperatriz Maria Leopoldina e Dom Pedro II, e também outros membros da coroa brasileira. D. Pedro II viveu por lá um período longo, tornando o Museu testemunha de diversos momentos importantes da história de nosso país.

Isto é, moraram na residência seis gerações da família real brasileira. Dom João VI, Dom Pedro I, a imperatriz Maria Leopoldina e Dom Pedro II, e também outros membros da coroa brasileira. D. Pedro II viveu por lá um período longo, tornando o Museu testemunha de diversos momentos importantes da história de nosso país.

O Museu Nacional no Marco da Independência.

Com toda a certeza, ao longo da história do nosso país, a residência imperial, o Museu Nacional, teve vários momentos importantes. Aliás, um deles foi precedido por nossa primeira Imperatriz Maria Leopoldina.

Com a viagem de Dom Pedro I a São Paulo, a esposa se tornava regente. Maria Leopoldina torna-se então a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto no Brasil.

A Imperatriz Maria Leopoldina convocou uma reunião do conselho do estado, falando da separação definitiva do Brasil de Portugal. Foi a Imperatriz quem assinou o decreto da Independência do Brasil.

Logo após, os documentos saíram da residência imperial, chegando às mãos de Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822. E Dom Pedro I proclamou o grito da Independência, e assim, o Brasil tornou-se uma nação independente.

Incêndio no Museu Nacional.

Na noite do dia 2 de setembro de 2018, houve um incêndio de grandes proporções no Museu Nacional. O país viu queimar parte da própria história naquela noite. O incêndio atingiu os três andares do Museu Nacional na quinta da Boa Vista, destruindo cerca de 85% do acervo do museu.

Aliás, tem mais de vinte milhões de itens catalogados que foram totalmente perdidos. Além da antiga residência oficial dos Imperadores do Brasil, foi também danificado com rachaduras, parte de tetos, desabamento de cobertura, além da queda de lajes internas.

Assim como, o mobiliário, documentos, coleções de artes, objetos, múmias, fosseis, sem dúvidas, provocou estragos em todo o palácio.

No entanto, o Zoológico do Rio de Janeiro, que fica localizado muito próximo do Museu Nacional, não foi atingido.

Os quatro seguranças de plantão daquela noite, que estavam trabalhando no local, conseguem escapar sem ferimentos, portanto, não houve vítimas no local.

Causa do Incêndio

Entretanto, a Polícia Federal, coordenou a investigação das causas do incêndio no Museu Nacional.

A Polícia Federal analisou as provas dos Peritos, e juntando assim com os resultados das investigações, chegaram a causa do incêndio do Museu da Quinta da Boa Vista.

Assim sendo, tudo começa com os peritos que fizeram um escaneamento em 3 D, de todo o prédio, usando um scanner a laser instalado na parte dianteira do Palácio.

Enquanto drones faziam as imagens de todo o prédio, outras máquinas digitais fizeram uma maquete tridimensional. E Assim, juntando as imagens gravadas por câmeras de segurança do próprio Museu Nacional, que também ajudaram a auxiliar e fornecer os indícios da causa do fogo.

Por fim, foi feito uma perícia também nas instalações elétricas do Museu Nacional e o estado de conservação. Então, com o fim das investigações, a Polícia Federal, com os resultados dos laudos finais, chegaram a conclusão.

Como resultado, indicou o incêndio no Museu Nacional, foi devido a um sobreaquecimento, causando assim um curto-circuito de um ar condicionado, decorrente das instalações elétricas inadequadas.

O Museu Nacional Hoje em dia

 Portanto, hoje em dia a única parte que esta totalmente recuperada é a fachada do prédio, que foi inaugurada em setembro de 2022.

Com uma previsão de que em 2024 inicie as obras dos blocos 2, 3 e 4 do palácio. Tento assim uma previsão de estarem concluídas até 2025.

Contudo, agora em 2024, o Museu Nacional deverá abrir mais uma sala para visitação ao público, a sala do meteorito Bendegó.

O Museu Nacional, tem uma previsão de reabertura completa em abril de 2026, mas também anunciou que já estará permitindo visitações parciais a partir de junho de 2024.

Portanto, essa é uma notícia com uma expectativa positiva para quem ama a cultura e a história. Assim sendo, indicando um progresso na recuperação desse importante patrimônio nacional brasileiro.

Venha Conhecer

Então vem visitar a Quinta da Boa Vista, Venha conhecer o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Vem conhecer o Zoológico da Quinta da Boa vista e o Museu da Fauna Na quinta da Boa Vista.

Venha fazer um pique nique com os amigos, e curtir a natureza da Quinta da Boa vista, pois é um dos maiores parques urbanos na cidade do Rio de Janeiro.  Tenha a certeza que será um dia agradável com história, cultura, e passeios e lembranças inesquecíveis.

Talvez você queira saber mais:

Horários do Museu Nacional.

Rio de Janeiro

A Cidade de Guapimirim e Dedo de Deus

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.